Conheça o procedimento que tem como objetivo rejuvenescer o seu olhar e deixá-lo em harmonia com o restante do seu rosto
Quando nos encontramos com outras pessoas é normal que a região dos olhos seja a primeira coisa que notamos, pois essa é uma área muito importante e marcante. Ela pode transmitir muitos sentimentos. Infelizmente, as pálpebras, com o passar do tempo, podem ficar flácidas, causando um aspecto de cansaço, tristeza e envelhecimento, além de pesar sobre os olhos e diminuir o campo de visão.
Além do envelhecimento, existem outros fatores significativos que provocam o aparecimento dessas alterações, como:
- Genética
- Não-uso de protetor solar
- O uso de cigarros
- Noites mal-dormidas
- Efeitos de um AVC
- Ingestão em excesso de açúcar
Nesse artigo irei falar sobre a blefaroplastia, uma das cirurgias mais procuradas quando o assunto é rejuvenescimento facial.
O que é a blefaroplastia?
A blefaroplastia ou cirurgia da pálpebra é uma cirurgia plástica que retira o excesso de pele e reposiciona a pálpebra, o que resulta de forma positiva em uma aparência menos envelhecida e cansada.
Ao retirar o excesso de gordura nas pálpebras inferiores, esse procedimento deixa de ser puramente estético e passa a ser por questões de saúde, já que o excesso de gordura nessa área pode afetar a visão.
Quando a blefaroplastia é indicada?
A idade avançada e os fatores genéticos, são umas das principais causas que ajudam no surgimento e desenvolvimento da flacidez nas pálpebras. Não existe uma idade ideal para realizar a cirurgia, mas ela é indicada quando:
- Se tem um excesso de flacidez nas pálpebras;
- Se tem bolsas de gordura nas pálpebras;
- Quando se tem ptose (queda da pálpebra por razões musculares);
- Em situação de pseudoptose palpebral (queda por excesso de pele);
- Em casos de remoção de xantelasma (bola de colesterol que pode se formar na pálpebra);
- Quando há um desejo de eliminar rugas e melhorar a aparência dos olhos.
Como é realizada a blefaroplastia?
A blefaroplastia dura em torno de 1h e pode ser realizada sob anestesia local ou geral. Após delimitar a área onde a cirurgia será realizada, que pode ser nas pálpebras inferiores, superiores ou nas duas, o cirurgião faz pequenos cortes para retirar o excesso de pele e gordura, deixando uma cicatriz fina que fica escondida nas dobras da pele ou sob os cílios.
Para a retirada de excesso de gordura nas pálpebras inferiores, sem excesso de pele, a cirurgia pode ser realizada através de pequenos cortes na parte interna da pálpebra, o que deixa uma cicatriz invisível, que é chamada de blefaroplastia transconjuntival.
Conheça alguns tipos de cirurgia de pálpebra que existem:
- Reconstrutiva: trata os tumores da pálpebra;
- Reparadora: trata os ferimentos e as más posições palpebrais;
- Ptose: trata a pálpebra caída;
- Retrações: trata as alterações palpebrais geralmente relacionadas à tireóide;
- Estética: a pálpebra é, muitas vezes, o primeiro local do rosto a mostrar os sinais de envelhecimento.
Cuidados durante a recuperação da blefaroplastia
A maioria dos pacientes não costumam sentir dor no pós-operatório, apenas os mais sensíveis sentem um leve ardor que pode durar de 20 a 30 minutos após o término do efeito da anestesia. Ao final da cirurgia, o cirurgião prescreverá um analgésico comum que ajudará no sintoma.
Veja alguns cuidados recomendados para a recuperação após a cirurgia de blefaroplastia:
- Repouso nos primeiros 2 dias;
- Compressas frias nas primeiras 24h;
- Não abaixar a cabeça
- Não dormir de lado ou de bruços,
De forma geral, o tempo de recuperação da blefaroplastia é de 7 dias. É um dos pós-operatórios mais tranquilos da cirurgia plástica. Com pouca ou nenhuma dor, pode ficar vermelha ou um pouco roxa, mas por pouco tempo, e o resultado é nítido com 15 dias embora o resultado final demore cerca de 2-3 meses.
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender mais sobre a blefaroplastia e como ela pode ser benéfica se realizada da maneira correta. Saiba que para alcançar resultados satisfatórios, é fundamental procurar um profissional de confiança certificado pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).
E se você busca ressaltar a sua beleza natural, marque uma consulta comigo, vamos conversar! Faço meus atendimentos em Goiânia e Cuiabá. E para saber mais sobre o universo das cirurgias plásticas, acompanhe leia os blogposts já publicados aqui na página!