Saiba como a otoplastia pode realçar a beleza natural do seu rosto, de forma harmônica e natural.
As orelhas de abano geralmente são um pouco afastadas da cabeça e geram desconforto para muitos pacientes, principalmente durante a infância e a adolescência. Mas existe um caminho na cirurgia plástica para trazer mais equilíbrio e proporção ao rosto: a otoplastia.
O problema é provocado por um defeito congênito, de característica familiar, em que há o aumento do ângulo das orelhas em relação à cabeça. E otoplastia é o termo usado para a cirurgia plástica nas orelhas, que tem como objetivo remodelar a cartilagem das orelhas e posicioná-las de maneira mais harmônica, diminuindo seu tamanho e abertura.
Conhece alguém que já pensou em fazer essa cirurgia? Continue lendo para entender mais!
Quem pode fazer otoplastia?
Não existe idade ideal para realizar a cirurgia! Você pode fazer otoplastia na infância e até na fase adulta, mas quando as orelhas de abano são identificadas desde a fase pré-escolar, o mais indicado é que o problema seja resolvido cedo. Assim, podemos evitar possíveis transtornos psicológicos ao paciente.
Além desse incômodo do paciente com relação às orelhas, existem alguns outros casos em que a otoplastia é recomendada:
- Casos de macrotia (orelhas com tamanho acima do normal);
- Pessoas com orelhas escondidas ou deformadas devido a lesões;
- Pessoas que precisam restaurar ou reconstruir os lóbulos da orelha;
- Remover queloides ou retirar nódulos na região.
A maior parte das pessoas busca a otoplastia por questões estéticas e que podem impactar a saúde mental, mas existem situações em que há uma questão funcional envolvida. Algumas otoplastias são realizadas com o objetivo de corrigir malformações que podem causar prejuízos funcionais às orelhas externas.
Como é realizada a otoplastia?
Os cortes da otoplastia são feitos de forma discreta atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. Depois de tirar o excesso de pele e de cartilagem (quando necessário), fazemos o ligamento da cartilagem, para deixá-la mais flexível. Depois, fechamos os cortes com sutura para fixar e manter a autonomia da nova orelha.
Esse processo dura entre 2 e 3 horas e pode ser realizado com anestesia local e sedação ou geral. O tipo de anestesia vai depender da recomendação do seu cirurgião, mas em crianças geralmente é mais indicado o uso da anestesia geral para diminuir o estresse.
A otoplastia em caso de abano é a mais comum, o corte é feito atrás da orelha, a necessidade de ressecar a pele depende de cada caso. Normalmente é retirado o excesso da cartilagem conchal, seguido de confecção da anti-hélice ( dobra que existe na orelha) e por último fixar as cartilagens na mastóide, proporcionando e melhorando o ângulo da orelha.
As cicatrizes são, geralmente, imperceptíveis, já que se localizam atrás das orelhas. Como esta é uma região de pele muito fina, a tendência da cicatriz é ficar muito discreta.
Como é a recuperação da otoplastia no pós-operatório?
Você pode sentir um pouco de dor e desconforto, mas isso é normal no período de recuperação, que dura em torno de 2 semanas. Por isso, seguir as recomendações médicas, com o uso correto dos medicamentos analgésicos, é fundamental para que o desconforto seja o menor possível. Existem alguns pontos importantes que você precisa considerar nessa etapa:
- Apenas o médico pode retirar os curativos;
- Evite lavar o cabelo, pois pode molhar o esparadrapo;
- Evite sol, frio e pressão no local durante 30 dias.
O inchaço das orelhas só desaparecerá completamente após 3 meses da cirurgia. É nessa etapa que você vai conferir o resultado final.
QUANDO PODERÁ RETORNAR ÀS ATIVIDADES NORMAIS?
Você pode retomar algumas atividades mais simples a partir do 3º dia, mas para crianças, o ideal é voltar para as aulas apenas depois de uma semana. A recuperação completa da cirurgia de otoplastia dura em torno de 2 semanas e nesse período é importante proteger a região da cirurgia e evitar óculos que apertem muito o local.
A orelha de abano pode voltar?
Geralmente isso não ocorre, já que a cirurgia é planejada e realizada com o propósito de ser definitiva. No entanto, em casos raros, o hábito de dormir em posição prejudicial às orelhas ou possíveis traumatismos na região podem fazer com que as suturas se soltem e a orelha se projete novamente para frente.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental ter cuidado redobrado com a região, principalmente nos primeiros meses após a cirurgia. Eventualmente, pode ocorrer a chamada recidiva, ou seja, o retorno espontâneo da cartilagem para a posição original ou próxima. Isso acontece porque a cartilagem tem uma “memória” muito grande e é uma reação natural do organismo.
Saiba como realçar sua beleza natural
As orelhas de abano podem ter muitos impactos na saúde física e mental, mas com a cirurgia plástica de otoplastia, podemos modelar as suas orelhas para alcançar a sua melhor versão.
Conte sempre com um especialista na hora de buscar os procedimentos mais adequados para redesenhar os seus traços. Modelar o corpo humano e realçar a beleza natural dos meus pacientes é o que eu mais gosto de fazer!
Se tiver mais vontade de conversar sobre a otoplastia, é só marcar uma consulta comigo em Goiânia ou Cuiabá.